Palestra com o fotógrafo de natureza Haroldo Palo

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

{module[86]}

Dia 5 de junho


http://tvg.globo.com/programas/domingao-do-faustao/domingao-aventura/platb/category/haroldo-palo-jr

http://www.portalk3.com.br/Artigo/divirta-se/iguatemi-promove-bate-papo-com-o-fotografo-haroldo-palo-jr

http://www.jornalpp.com.br/cultura/item/32966-bate-papo-com-o-fot%C3%B3grafo-haroldo-palo-jr

http://haroldopalojr.wordpress.com/

Haroldo Palo Jr., 59 anos, nascido em Lins-SP e formado em Engenharia-eletrônica e Computação pela USP- São Carlos, atua como fotógrafo-naturalista há 35 anos.
Quando ainda estudante atuou como professor de matemática (geometria, trigonometria, geometria-descritiva, desenho-geométrico, álgebra) em cursinhos preparatórios para vestibular da redo do ANGLO, durante 6 anos.

Participou entre 1984 e 2011, de 14 expedições à Antártida, junto ao Programa Antártico Brasileiro. Como resultado deste trabalho, publicou em Dez/89 o livro ANTÁRTIDA - EXPEDIÇÕES BRASILEIRAS, editado pela COR AÇÃO Editora e patrocinado pela Montreal Engenharia. Em janeiro/95 finalizou um vídeo sobre os 10 anos de atividades do Brasil na Antártida. Este vídeo, "O BRASIL NA ANTÁRTIDA", foi produzido para o Programa Antártico Brasileiro, tem duração de 17 minutos.

Chefiou uma das equipes de Jacques Cousteau durante a Expedição à Amazônia organizada pela Cousteau Society em 1982 e participou com suas fotos do livro "The Amazon Expedition", editado pela Fundação Cousteau e dos filmes realizados naquela expedição.

Sob patrocínio da Kodak Brasileira, durante 1983 e 1988, organizou e chefiou várias expedições para o Pantanal e interior do Brasil, para produzir uma documentação minuciosa da fauna e flora brasileiras.

Publicou em 1992, seu segundo livro individual, "PANTANAL", editado pela Cor Ação Editora e patrocinado pela RAS Engenharia, do Rio de Janeiro. Como fotógrafo, contribuindo com fotografias, já participou de outros 60 livros, editados no Brasil e no exterior. Seus principais clientes são: Kodak, Fuji, Firestone, Bosch, GoodYear, Dupont, Varig, Phillips, Eternit, O Boticário, Jonhson&Jonhson, Hoerscht, General Motors, Loyds' Bank, Banco Sudameris, Ciba-Geigy, BBC, National Geographic, Lynx Ed., Salvat Ed., Mondadori, BBC, Rede Globo, RBS TV, CESP, SCANIA....

Para o público infantil produziu todos os álbuns de figurinhas distribuídos pela goma de mascar PING PONG – Pantanal – Amazônia – Fundo do Mar – todos com tiragem superior a 1,5 milhão de exemplares. Em parceria com a editora ABRIL PANINI produziu um álbum de figurinhas ANIMAIS NOS ECOSSISTEMAS BRASILEIROS. Com a editora FTD acaba de finalizar a produção de 20 livros sobres os ecossistemas do Brasil e do Mundo. Produziu também um CD-ROM, chamado PANTANAL – A GRANDE PLANÍCIE que contém 1200 fotografias, textos, sons e vídeo sobre a região.

Já produziu matérias para as principais revistas brasileiras: VEJA, ISTO É, ÍCARO, VIAJE BEM, REVISTA GEOGRÁFICA UNIVERSAL, SUPER INTERESSANTE, GLOBO RURAL, GLOBO CIÊNCIA, CLÁUDIA, HORIZONTE GEOGRÁFICO, CAMINHOS DA TERRA, TERRA DA GENTE, HOST.

Através de palestras e exposições fotográficas tem divulgado nas escolas e para o público em geral, os problemas de conservação do meio ambiente e informações sobre ecologia, ecossistemas e biologia dos animais e plantas mais ameaçados de extinção.

Atualmente dispõe de um arquivo com mais de 150.000 fotografias (cromos e digitais) e cerca e 1200 horas de imagens de vídeo DIGITAL BETACAM, sobre Natureza, classificados e identificados cientificamente.

Iniciou-se na fotografia participando de foto-clubes no interior de São Paulo entre 75/78 (São Carlos e Jaú). Nesta fase, de 4 anos, utilizou basicamente o preto e branco. A partir de 1979 dedicou-se exclusivamente à fotografia de Natureza.

Nos últimos 14 anos produziu vários documentários em vídeo para televisões, empresas, governos e instituições como Fundação O Boticário, Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, Governo do Estado do Mato Grosso, Programa Antártico Brasileiro, Fundação SOS Mata Atlântica, The Nature Conservancy, Conservation International, National Geographic Television. Participou de 5 programas GLOBO ECOLOGIA, GLOBO REPÓRTER (4 programas), REPÓRTER ECO (3 programas) da TV CULTURA e FANTÁSTICO (3 programas), CANAL FUTURA (10 programas).

Atualmente possui uma série entitulada MINUTO ECOLÓGICO sendo exibida diariamente em 11 estados brasileiros através de 44 emissoras filiadas à Rede Globo. São 260 programas de 1 minuto de duração, que apresenta histórias sobre a fauna e flora brasileiras. Em São Paulo e interior a série foi para o ar em todas as emissoras com a vinheta CESP ECOLOGIA.

Em 1998 a NATIONAL GEOGRAPHIC TELEVISION, produziu um programa da série NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER, entitulado Braving Brazil, sobre a carreira e atividades do fotógrafo e cinegrafista Haroldo Palo Jr., no Pantanal.

Em outubro de 1998, recebeu o prêmio de melhor vídeo de "Comunicação externa – ABERJE BRASIL 98" com o documentário "ÁGUA – MÃE DA VIDA" produzido para a FUNDAÇÃO O BOTICÁRIO DE PROTEÇÃO À NATUREZA.

Durante o ano de 1999, realizou a produção, em parceria com a NATURAL HISTORY NEW ZEALAND, uma empresa da FOX TELEVISION, de 2 filmes de 52 min. sobre o Pantanal. Estes dois trabalhos foram editados na Nova Zelândia em BETA DIGITAL. E em outubro/2000 serão distribuídos no Brasil, no CANAL GNT da GLOBOSAT.

Para o SESC-DN produziu um vídeo institucional SESC-PANTANAL de 12 min. e produziu material fotográfico e de multimídia para uma exposição realizada na EMBAIXADA DO BRASIL em Berlim e Roma – out-2000 e jan-2001.

Em 2001 produziu e finalizou uma nova série de programas de 1 minuto de duração, chamada de OBSERVANDO A NATUREZA, que está sendo exibida em alguns estados brasileiros.

Colaborou com 260 fotografias sobre os biomas brasileiros para a montagem de uma exposição permanente intitulada ESTAÇÃO NATUREZA, instalada pela Fundação O Boticário no Shopping Estação, em Curitiba.

Em 2002, produziu para a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza um video de 52 minutos sobre OS BIOMAS BRASILEIROS. Uma visão geral sobre a paisagem, fauna e flora brasileiras, que será distribuído em todo o Brasil pela fundação.

Para a Estância Ecológica SESC Pantanal acaba de finalizar uma exposição permanente sobre o Pantanal, chamada Centro de Interpretação Ambiental, que foi instalada no Hotel SESC Porto Cercado, e consta de mais de 300 fotografias, vídeos, sons que explicam o bioma pantaneiro, para o visitante.

Produziu também 6 vídeos de 20 minutos sobre temas do Pantanal (Fauna, flora, aves, peixes, invertebrados e pesquisas em andamento) para serem exibidos e distribuídos pelo SESC para divulgar os trabalhos que estão sendo feito na RPPN adquirida e administrada pelo SESC no Pantanal.

Produziu as fotografias das 321 espécies para o Guia das Aves da RPPN-SESC-PANTANAL.

Em 2003 participou como ator/personagem junto com Almir Sater e produziu as imagens de natureza para uma série de 10 filmes de 15 min. para Fundação Roberto Marinho intitulada TOM DO PANTANAL para distribuição no canal FUTURA, TVs educativas e rede escolar de todo o Brasil.

Atou como cinegrafista e produtor de campo para os KRATT BROTHERS na produção de imagens para o documentário BE THE CREATURE em AGOSTO de 2004.

Realizou duas viagens à Ilha Geórgia do Sul, próximo à Antártida, à bordo do veleiro Paratii2 de Amyr Klink, para realizar um documentário para National Geographic TV. Isto aconteceu em abril de 2004 e Janeiro de 2005.

Atou como cinegrafista e produtor de campo para a BBC Bristol na produção de imagens para o documentário PLANET EARTH – capítulo Fresh Water de 52min. de duração em março de 2005.

Nos anos de 2009-2011 produziu e apresentou, ao vivo, várias matérias sobre meio ambiente e viagens no DOMINGÃO DO FAUSTÃO.

Em dezembro de 2010, criou uma editora e uma loja virtual para publicar e distribuir seus próprios livros. Os primeiros lançamentos são:

1 - Brasil na Antártica – 25 anos de História

2 - 5 livros sobre animais para público infanto-juvenil – Vida de Perereca - Vida de Cegonha – Vida de Borboleta – Vida de Jacaré - Vida de Lobo-guará

3 - Guia Completo para Identificação das Aves do Brasil de Rolf Grantsau – editado e revisado por Haroldo Palo Jr. – 2 volumes – 1300 págs.

Em 2011 trabalhou 1 ano no Pantanal, juntamente com Lawrence Wahba, Cristian Dimitrius e Evandro Fontana, para produzir 3 documentários de 50 minutos para NATIONAL GEOGRAPHIC TV e que foram exibidos nesse canal a partir de outubro de 2012.

Em dezembro de 2012 lançou uma coleção de 5 livros sobre fotografias que resumem em 600 imagens sua carreira de 35 anos como fotógrafo naturalista.


Banner