Grupo Luminous de Fotografia

06/março/2008

Palestra com o fótografo da National Geographic Brasil, Luciano Candisani
http://www.candisani.com.br/

Biografia

Luciano Candisani nasceu em São Paulo em 1970 e iniciou-se profissionalmente na fotografia de natureza em 1995, quando ainda cursava a faculdade de Biologia no Instituto de Biociências da Universidade de São Paul (USP).
Suas fotografias, premiadas no Brasil e no exterior, vem sendo publicadas em diversas revistas e jornais de vários países, como a National Geographic (dos EUA, da Holanda, da Polônia, de Israel e do Brasil), a GEO (da Alemanha), a BBC Wildlife (da Inglaterra), a Ilustrared Videnscab (da Dinamarca), entre outras publicações. Candisani é autor de cinco livros fotográficos, entre eles Atol das Rocas - Refúgio Ecológico no Atlântico, a primeira ampla reportagem fotográfica sobre o único atol do Atlântico Sul, e Muriqui - Uma Jornada Fotográfica pelas Florestas do Maior Macaco das Américas, que revela a vida de um dos mais raros e ameaçados primatas do mundo. Suas imagens também são utilizadas em inúmeras peças publicitárias e livros institucionais de empresas com relevante atuação ambiental.
Luciano Candisani recebeu ainda cinco indicações ao Prêmio Abril de Jornalismo. conquistando quatro delas, inclusive o prêmio máximo de destaque de fotografia do ano (em 2002)., pela matéria Macacos Hippies, publicada pela National Geographic Brasil, revista com a qual trabalha desde maio de 2000, quando de seu lançamento no país. Candisani integra o seleto grupo de profissionais que já documentaram a vida submarina debaixo dos mares gelados do continente antártico e da Patagônia. Entre 1996 e 1998 participou de duas expedições à Antártica e duas à Patagônia e Terra do Fogo, totalizando dez meses a bordo de veleiros e navios e mais de uma centena de mergulhos abaixo da superfície congelado do Mar. A relevância de sua produção fotografica para a conservação da natureza foi reconhecida com a recente indicação para membro associado da Liga Internacional de Fotógrafos da Conservação (ILCP), que agrupo 60 dos principais fotógrafos de natureza do mundo.