Chichico Alkmim

Fotógrafo mostra Minas Gerais do começo do século XX 

 

O IMS-RJ inaugura, neste sábado (13), às 18h, a exposição Chichico Alkmim, fotógrafo. A mostra apresenta mais de 300 imagens produzidas pelo fotógrafo mineiro na primeira metade do século XX.  Na abertura da exposição, será lançado também um catálogo organizado pelo curador, Eucanaã Ferraz. 

Ao contrário de muitos fotógrafos com estúdios pelo interior do Brasil nesse período, Chichico nunca se limitou a fotografar apenas a burguesia diamantinense. Retratou os trabalhadores ligados ao pequeno garimpo, ao comércio e à indústria e também fotografou casamentos, batizados, funerais, festas populares e religiosas, paisagens e cenas de rua. Desde 2015, o acervo de Chichico Alkmim está depositado em comodato no Instituto Moreira Salles.

Mais info: Clique aqui

A mulher na Revolução de 32 | Google Cultural Institute

 

O MIS apresenta sua segunda exposição no Google Cultural Institute - plataforma na qual o site Google realiza parcerias com centenas de museus, instituições culturais e acervos históricos para hospedar online os patrimônios culturais do mundo. 

A mulher na Revolução de 32
 reúne, entre fotografias e arquivos de áudio, trocas de correspondências (exclusivas do acervo do MIS) relatando o dia a dia de voluntárias da Revolução. Os documentos revelam o papel da mulher no momento em que o Estado de São Paulo se rebelava contra o governo de Getúlio Vargas.

 

Mais info: Clique aqui

Copyright