mostra fotográfica Ser Diretor, de Eder Chiodetto

No MIS- SP de 07.05 a 23.06

 

SER DIRETOR

A partir do dia 7 de maio, o MIS recebe a mostra fotográfica Ser Diretor, de Eder Chiodetto, que retrata o cotidiano dos diretores (gestores de escolas) de diversas escolas públicas Brasil afora. Com cenografia inspirada no jogo de luz e sombras formados pelos cobogós – tijolos vazados comuns na arquitetura de escolas públicas -, a exposição ocupa o Foyer Térreo até 23 de junho. Com entrada gratuita, a mostra é realizada pelo Instituto Unibanco, com apoio do MIS.

Ser Diretor é composta por cerca de 40 fotografias em preto e branco, realizadas pelo fotógrafo, jornalista e curador Eder Chiodetto. As imagens foram feitas em 30 escolas públicas, em seis estados brasileiros – Pará, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Goiás e Espírito Santo. “Ao final da jornada, ficou claro que algo de profundamente transformador acontece quando nos interiores, nos sertões, no litoral e em qualquer lugar desse país um educador acorda todo dia com o intuito de aprimorar o seu trabalho”, diz o fotógrafo e curador.

Eder viajou para conhecer de perto a realidade dos gestores escolares e captar as imagens para o projeto do livro "Ser Diretor: Uma Viagem por 30 escolas Públicas Brasileiras", lançado, também, pelo Instituto Unibanco, com download gratuito pelo site. “Ao retratar o cotidiano de diretores de escolas públicas, reconhecidos pelo seu comprometimento e dedicação, procuramos tornar visível o poder transformador da gestão escolar. São profissionais da educação, como tantos no país, que, mesmo em contextos desafiadores, conseguem construir vínculos com a comunidade escolar e tomar decisões que impactam positivamente na aprendizagem dos estudantes”, ressalta Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco. O projeto percorreu escolas dos estados que, em parceria com o Instituto, implementam o programa Jovem de Futuro.

“Ser Diretor é nosso agradecimento a esses profissionais que têm sido nossos parceiros nessa jornada pela construção de um país mais justo e democrático”, destaca Pedro Moreira Salles, presidente do Conselho de Administração do Instituto Unibanco. “Sempre caminhamos norteados pela crença no poder transformador que a educação pode exercer na sociedade”, completa ele.

Sobre Eder Chiodetto

Eder Chiodetto é curador especializado em fotografia, com mais de 70 exposições realizadas nos últimos 10 anos no Brasil e no exterior. Mestre em Comunicação e Artes pela ECA/USP, jornalista, fotógrafo, curador independente e autor dos livros O Lugar do Escritor (Cosac Naify), Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições Sesc), Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição (Ateliê Fotô/Funarte), entre vários outros. Nos últimos anos tem realizado a organização e edição de livros de importantes fotógrafos como Luiz Braga, German Lorca, Criatiano Mascaro, Araquém Alcântara e Ana Nitzan, entre outros. É curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006.

Sobre o Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco, fundado em 1982, é umas das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú-Unibanco. É uma organização sem fins lucrativos que atua para a melhoria da qualidade da educação pública no ensino médio, por meio da gestão da educação – valoriza a diversidade, conecta ideias e acelera as transformações – sempre fundamentando sua atuação em evidências e com o foco em garantir o direito à aprendizagem de todas e todos os estudantes.

serviço

“SER DIRETOR”, de Eder Chiodetto

ABERTURA 07/05 - 19h
DATA 08/05 a 23/06
HORÁRIO terça a sábados: 10h às 22h; domingos e feriados: 9h às 20h
LOCAL Foyer térreo

INGRESSO Gratuito

CLASSIFICAÇÃO livre

Copyright