TREVO FOTOCLUBE

 

Sede: Salvador - BA
Data fundação: 04/abril/2020
 
Diretoria
Presidente - Gilvan Galdino dos Santos
Diretor Administrativo - Franquimar Ferreira de Souza -  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Diretor de Fotografia - Marcio Rogério da Silva Costa
 
Conselho Fiscal
Ana Clara Cardoso Rodrigues
Selymara Ferreira de Souza Freitas

 
NOSSA HISTÓRIA
 
O Projeto Trevo Fotocoletivo surge da aliança de ex-colegas do curso de fotografia do Senac/BA para que juntos possam atuar na área, incorporando em um só projeto alguns segmentos, tais como: Cursos, Eventos e Expedições.
 
Desejando um nome que englobasse a todos em suas particularidades e que também não fosse algo tão formal, já que trabalharíamos numa multiplicidade de segmentos, chegou-se ao nome TREVO coletivo fotográfico, este que representa cada sentimento por cada uma de suas folhas, e diz a mitologia que para quem o encontra, boas coisas surgem e algo de novo acontecerá.
 
TREVO também se relaciona bem com a natureza, o que se relaciona com nossas saídas fotográficas, e nosso espírito de bons ventos quando se trata de fotografia. Conta-nos a lenda, antigamente se acreditava que a pessoa que encontrasse um trevo de quatro folhas teria chance de ver as fadas e, consequentemente, ter muita sorte e sucesso na vida.
 
Na Mitologia Celta, os Druidas, filósofos e conselheiros da sociedade, acreditavam que o trevo de quatro folhas simbolizava a boa fortuna e quem o possuísse passaria a ter a sorte dos deuses e os poderes da floresta. As folhas da planta formam uma cruz, simbolizando o sagrado: a unidade e o equilíbrio. Assim, em muitas culturas, o trevo de quatro folhas é um amuleto e talismã. No tocante à sua forma, ainda, muitas simbologias estão associadas ao trevo, como por exemplo: as quatro folhas que significam esperança, fé, amor e sorte; ou as quatro fases da lua, as quatro estações do ano, os quatro elementos da natureza.
 
Através das nossas Expedições Fotográficas registrando os movimentos culturais do Recôncavo Baiano, conseguimos, ao longo de 2 anos de atividades, reunir um grupo de fotógrafos profissionais e amadores, resultado de uma parceria de sucesso, onde vimos a necessidade da formação do Fotoclube, objetivando apoiar e divulgar o desenvolvimento da arte fotográfica, disseminar conhecimentos fotográficos, aos membros através de atividades culturais e educativas no Estado da Bahia.
 
RELAÇÃO DOS E-MAIL DOS DIRETORES
 
 
Presidente - Gilvan Galdino dos Santos e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Diretor Administrativo - Franquimar Ferreira de Souza e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Diretor de Fotografia - Márcio Rogério da Silva Costa e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

FOTOGRAFIA CAMPINAS FOTOCLUBE

Data Fundação - 25/junho/2020
Sede: Campinas - SP
 
Diretoria
Presidente  - Carlos Rincon
Diretor Tesoureiro - Rodrigo Coppola -  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Diretor de Fotografia - Rogério Simões -  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Diretor de Comunicação - Cássia Strazzacappa -  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Diretor de Eventos - Benedita Aparecida de Moraes Cardoso -   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Diretor de Relações Públicas - Nilce Alves -  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


 

 

*FOTOGRAFIA CAMPINAS FOTOCLUBE*

 

O Fotografia Campinas Fotoclube é uma associação sem fins lucrativos, filiado à CONFOTO, com a proposta de agregar todos os tipos de fotógrafos, sejam profissionais, amadores, artistas ou estudantes.

 

Tem o objetivo de fomentar a cultura da arte e fotografia em Campinas e cidades da Região Metropolitana de Campinas, promovendo workshops, cursos, rodas de conversa e exposições, além de alavancar o trabalho fotográfico produzido pelos profissionais desta metrópole ao conhecimento nacional.

 

CAMPINAS

 

Fundada em 14 de Julho de 1774, iniciou-se como pouso de tropeiros, sendo procurada posteriormente por fazendeiros em busca de boas terras para lavouras de cana e engenhos de açúcar, logo após tendo o café o primeiro lugar nas lavouras. Na década de 30 iniciou-se uma industrialização na cidade o que propiciou o aumento da população.

 

Cidade de filhos ilustres como Carlos Gomes, Hércules Florence, Campos Sales e outros mais recentes. O arquiteto Ramos de Azevedo, embora nascido em São Paulo, se dizia um legítimo campineiro, pois veio para esta cidade ainda criança.

 

Vários pontos turísticos são utilizados pela população e pelos seus visitantes como:

 

Mercado Municipal, uma edificação projetada por Ramos de Azevedo, inaugurado em 1908.

 

Catedral Metropolitana, sendo o maior edifício no mundo construído com a técnica de taipa de pilão. O projeto foi realizado por mais de um arquiteto, a fachada iniciada por Cristóvão Bonini e concluída por Ramos de Azevedo e a nave da Catedral projetada por Bernardino Sena. Sua construção iniciou-se em 1807 e finalizada somente em 1883

 

Estação Cultura, inicialmente estação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro inaugurada em 1884 apresentando uma imponente arquitetura vitoriana. Desde 2001 a área é utilizado como espaço cultural.

 

Estação Anhumas, um dos principais pontos turísticos da cidade onde sai o passeio da Maria Fumaça com destino até Jaguariuna, passando por fazendas centenárias.

 

Jockey Club, projetado pelo engenheiro Augusto Lefréve, inaugurado em 1925 com arquitetura inspirada nos palacetes franceses do século XVIII.

 

Parque Portugal, conhecida como Lagoa do Taquaral é um dos maiores espaços de lazer da cidade de Campinas. A área fazia parte da histórica Fazenda Taquaral.

 

Museu de Arte Contemporânea de Campinas – José Pancetti, instalado junto ao Paço e Biblioteca Municipais.

 

 

Fotoclube Rio Preto e Branco

Sede: São José do Rio Preto/SP

Fundação: 14 de abril de 2008

 
PRESIDENTE: 
SYLVIA NOGUEIRA CURY
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
DIRETORA FINANCEIRA E DE EVENTOS: 
CAROLINE PINTO ROMANI
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
DIRETOR DE FOTOGRAFIAS
THOMAZ VITA NETO
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
 

História de São José do Rio Preto

Desbravamento e ocupação do solo do sertão brasileiro. Assim começa a história de São José do Rio Preto, quando, a partir de 1840, mineiros fixaram-se aqui e deram início à exploração agrícola e à criação de animais domésticos.

Em 1852, Luiz Antônio da Silveira doou parte de suas terras ao seu santo protetor, São José, para que o patrimônio desse origem a uma cidade. Em 19 de março daquele ano, considerado o dia da fundação da cidade, João Bernardino de Seixas Ribeiro, que já havia construído uma casa de sapé nas terras do patrimônio, liderou os moradores da vizinhança para erguer um cruzeiro de madeira e edificar uma pequena capela.

A lei n° 294, de 19 de julho de 1894, desmembrou São José do Rio Preto de Jaboticabal e a transformou em município. Era um imenso território, limitado pelos rios Paraná, Grande, Tietê e Turvo, com mais de 26 mil km2 de superfície. Neste mesmo ano, foi nomeado o primeiro intendente.

A origem do nome do município vem da junção do padroeiro da cidade — São José — e do rio que corta o município, o Rio Preto. A partir de 1906, a cidade teve seu nome reduzido para Rio Preto. Somente em 1945, foi retomado o nome original de São José do Rio Preto.

Com a chegada da Estrada de Ferro Araraquarense (EFA), em 1912, a cidade assumiu uma importante posição de pólo comercial de concentração de mercadorias produzidas no então conhecido "Sertão de Avanhandava" e de irradiação de materiais vindos da capital.

Texto do site http://www.riopreto.sp.gov.br


Organizador das Bienais:

 

XXVII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Preto e Branco
28 de abril de 2012 - Fotoclube Rio Preto e Branco
Ver Catálogo
 

banner-bienal2017-3

  XX Bienal de Arte Fotográfica Brasileira Cores

  02 a 04 de junho de 2017 - Foto Clube Rio Preto e Branco - São José do Rio Preto

                -> Ver Catálogo

Guaiba Foto Clube

Guaíba Foto Clube 

Endereço: Rua Sete de Setembro, 1150 - cep 92500-000 - Guaíba/RS

Tel.: (51) 3480-1264

e-mail:   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

HISTÓRIA

 

Fundado em 6 de junho de 2002 


"A partir de dois cursos de fotografia realizados no Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim, nasceu o primeiro clube de fotógrafos da cidade de Guaíba, RS.

Fundado em 6 de junho de 2002, durante uma reunião no Instituto Gomes Jardim, foi eleito para presidente Alceo Serafini e como vice, Valmir Michelon.

O GFC reúne fotógrafos amadores e é aberto também aos profissionais, e tem como objetivo estimular e difundir a arte fotográfica como um forma de expressão.

Embora o Clube tenha sido oficialmente fundado em 2002, a idéia de reunir pessoas apaixonadas pela fotografia vem de longe.

Em 1988, quando Alceo Serafini era presidente do Foto Cine Clube Gaúcho, promoveu algumas reuniões com fotógrafos profissionais de Guaíba, buscando trocar idéias e integrar os fotógrafos.

O professor de Filosofia, do Instituto Gomes Jardim, Valmir Michelon, que já trabalhava o tema fotografia com os alunos na disciplina de artes, convidou Serafini para conversar com os alunos e dar dicas de fotografia.

No ano seguinte, Valmir e Alceo organizaram o primeiro curso de fotografia para alunos e para a comunidade escolar. A repercussão do curso foi tão positiva que em 2002 acontece o segundo curso no Gomes Jardim, agora aberto a toda população da cidade.

A amizade e afinidade criadas durante as aulas fez com que, mesmo após o curso, as reuniões continuassem.

E assim se fez o Guaíba Foto Clube que surge com grande apoio do Foto Cine Clube Gaúcho."

Texto: Foto News

DIRETORIA

 

Presidente: Mara Menezes

Vice-Presidente:
 Bete Neves

Secretária:
 Elaine Barth

Vice - Olinda Martins

Tesoureira:
 Alceo Serafini

Vice - Claudio Ploneitis

Diretor de Eventos:
Rea Flores

Vice -  Eromi Bonebergr

Diretora de Comunicação:
 Pedro Molnar

Vice - Valmir Michelon



GALERIA DE FOTOS

>> Clique aqui para acessar o acervo de fotos Ano 2009

>> Clique aqui para acessar o acervo de fotos Ano 2008

Clube Foto Amigos de Santos

 
 

Endereço: Rua Carlos Gomes, 278 Altos  - Marapé - Santos - SP

(13) 3235 7478 / 3327 2327

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

site: www.fotoamigos.com.br

Funcionamento: de 2º a 6º das 19 as 22 horas

 

Diretoria:

Presidente: Flávio Sotto

 

Vice- Presidente: Carlos Cavalheiro

 

Tesoureira: Ana Cristina Marcinhucki

 

Diretor de Fotografia: William Ruiz

 
 
HISTÓRIA
 
Fundado em 7 de março de 1969
 
Eram 21:15 horas do dia 7 de Março de 1969. Nas dependências do restaurante " Baleia", reuniram-se 57 amigos e amantes de arte fotográfica com o propósito de fundar um clube capaz de divulgar e difundir a arte fotográfica. Surgia, então, o CLUBE FOTO AMIGOS DE SANTOS. Era o início que, todos previam com bastante dificuldades. 
Porém, como diz o velho ditado: "a união faz a força" e as dificuldades que se apresentavam, eram levadas de roldão pela boa vontade aliada a união existente entre aqueles que se propuseram ao empreendimento iniciado. 
Os primeiros passos foram dados na acanhada sede instalada nos altos do imóvel nº 66 da Avenida Marechal Deodoro, onde o quadro associativo satisfazia sua ânsia fotográfica. 
Mas, a diretoria não satisfeita, porque o quadro associativo aumentava, procurava oferecer maior comodidade e , para tanto, havia necessidade de instalação de outra sede social, mais ampla. 
Com sacrifícios é locado um outro imóvel na Rua Dr. Manoel Vitorino nº 71, iniciando-se uma nova fase na vida do Clube. Foram criados cursos com aulas práticas e teóricas e, participação nas várias programações fotográficas. 
O clube continuava a crescer... 
Sócios Fundadores :Dalmo Teixeira Filho, Mair Pereira Leite, Ferrúcio Battistoni, Abdon Ferreira Gomes de Castro,Pedro Paulo Costa Martins, Aristides Alves Dias Filho, Sue Vitor de Morais, Elizabeth Pacheco Bruno, Márcia Sanches, Ana Maria Vivian, Takesi Isida, Lino Freschet, Antonio Carlos da Silva Serra, Michael David Petty, Nelson dos Santos, Arno Bassani, Djalma Banks Loureiro, Pedro de Carvalho Júnior, Hídeo Tsuchiya, Sylvio Basela, Massao Chida, Celso Alvarez Ozores, Antonio Carlos Sales, Fernando Manoel dos Santos, Armando Assumpção Borges, Orlando Lúcio de Castro e Elysiário Távora dos Santos.
Ainda... Enilce Collares Tavares dos Santos, Newton Soares Cerqueira, Maria Célia Cerqueira Gilberto da Costa, João Antonio Santos, Adriano Rafael, Nilton Rodrigues Formiga, Antonio da Costa Manaia, Eduardo Mateus Machado, Shizuo Kitamoto, José Oliveira Lima, Orlando Gomes, Rubens Onofre, Shadi Ishida, José Sidnei Almeida, Antonio A. Capela,
Cid Banks Loureiro, Corina M. Chida. Maria M. Okawa, Aimard de Oliveira, Nelson Guedes, Boris Kauffmann, Amaro Francisco Tavares, Carlos Roberto Nogueirol, Eliseu Camacho, José Infante Júnior,Valdivio Affonso Gomes, Eder de Freitas Mendes, Raymundo Maia Sraff de Rezende e Eitel Boller Meler.
 
Copyright