Endereço: Rua Augusta, 1108 - cep 01304-001 - São Paulo - SP
Tels.: 0xx11 3214-4234
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
- site: www.fotoclub.art.br
Facebook: https://www.facebook.com/groups/123565622054/
José Luiz Pedro
Presidente
Diretoria:
Presidente - José Luiz Pedro ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )
Diretor Financeiro - Celso Vick ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )
Diretor de Fotografia - Célio Coscia ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )
Conselho Fiscal:
Renato Ortiz
Lidia Nakashima
Organizador das Bienais:
Passeios fotográficos - Clique aqui
Galeria dos Associados - Clique aqui
Associe-se online - Clique aqui
A fotografia foi anunciada ao mundo, oficialmente ,em Paris, na Academia de Ciências da França , no dia 19 de agosto de 1839, consagrando o processo desenvolvido por Louis M. Daguérre. Pesquisadores existiam em outros locais, que também haviam chegado a resultados satisfatórios, mas não tiveram os “padrinhos” que Daguérre teve. Entre eles, Hércules Florence que, no Brasil, na então pequenina Vila de São Carlos(hoje a cidade de Campinas, SP), comprovadamente já realizara fotografias em janeiro de 1833 e foi o criador , em 1832, do vocábulo “Photographie” ,definidor do processo de impressão de imagens pela ação da luz.
O fato é que o invento de Daguérre conquistou êxito mundial e rapidamente se tornou conhecido em todo o mundo. No Brasil , chegou em Janeiro de 1840 pelas mãos do Abade Compte , que o demostrou no Rio de Janeiro . Com a divulgação do processo e sua repercussão popular , logo surgiram nos países da Europa e nos Estados Unidos da América, milhares de praticantes que em seguida se reuniriam em associações fotográficas onde expunham os resultados de suas pesquisas procurando aperfeiçoar o processo e discutiam as várias implicações técnico - artísticas que ele suscitava.
Isso não aconteceu no Brasil . A divulgação da fotografia aqui, ficou restrita a poucos profissionais - a maioria dos quais estrangeiros que , aqui chegando , nela encontraram um novo e promissor meio de vida e , por razões óbvias ,procuravam guardar para si os “segredos” da nova arte . Muito pouco se conhece até hoje , de amadores que naqueles primeiros anos teriam praticado a daguerreotipia e os processos subsequentes. O Imperador d. Pedro II teria sido um dos primeiros.
Enquanto nos outros países já se contavam as centenas as sociedades fotográficas (p.ex.Royal Photographic Soc.1853 em Londres, Societé Française de Photographie 1854 em Paris , Societá Fotográfica Subalpina 1889 em Turim), no Brasil , a primeira de que se tem notícia positiva aconteceu em Porto Alegre por volta de 1918 , onde elementos da colônia alemã fundaram o “Photo Club Helios”. Segundo alguns, tentativa anterior ocorrido no Rio de Janeiro , cerca de 1910 , com o “Photo Club do Rio de Janeiro”, mas dele praticamente nada se sabe. Movimento mais consistente surgiu , ainda no Rio de Janeiro , em 1923, com o “Photo Clube Brasileiro ”que reuniu os mais destacados amadores e profissionais do então Distrito Federal e encetou profícuo trabalho de divulgação da Fotografia artística , publicando inclusive excelente revista.
Leia mais em http://www.fotoclub.art.br/historia.html