FOTOCLUBE SIRI NA LATA

https://www.fotoclubesirinalata.com.br/

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Sede: Aracaju - SE



Diretoria:

 

Presidente:

Erna Raisa Lima Rodrigues de Barros -  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Diretor de Comunicação e Eventos:

Ewertton de Almeida Nunes -   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Diretor Financeiro:

Maria de Lourdes Lisboa   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Diretor de Fotografia:

Ivve da Silva Rodrigues -  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


 

 

Objetivos e finalidades da criação do fotoclube

O FOTOCLUBE SIRI NA LATA é uma associação de fotógrafos de direito privado, sem fins econômicos, de caráter organizacional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário e religioso, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade, crença religiosa e quaisquer outras formas de discriminação, fundada em 05 de junho de 2016, em Aracaju – SE.

Somos uma associação que tem por objetivo apoiar e divulgar o desenvolvimento da arte fotográfica, disseminar conhecimentos fotográficos, cinematográficos e de vídeos aos seus membros e à comunidade em geral, através de atividades culturais e educativas tais como cursos, seminários, palestras, exposições, publicações e tarefas afins. São bem-vindos a participar todos os fotógrafos, amadores e profissionais que se dedicam à fotografia em suas mais variadas vertentes.

O nome SIRI NA LATA faz alusão ao nome do Estado de Sergipe, originário da antiga língua tupi que significa "no rio dos siris", referindo-se ao Rio Sergipe e ao crustáceo típico do estado. O nome também refere-se à expressão tipicamente nordestina “Siri na Lata”, usada para qualificar algo ou alguém que está inquieta, fazendo barulho, buscando solução para tudo, às vezes brava, mas sempre em movimento!

Sabendo que câmera pinhole é uma das possibilidadesde de se fazer fotografia através de dispositivos artesanais da câmera escura (como latas), e que os resultados estéticos das imagens podem revelar belezas que superem as expectavidas do fotógrafo, nosso Fotoclube busca também a superação de expectativas, e de forma inquietante - como um SIRI NA LATA - movimentar positivamente o cenário artístico e fotográfico do estado de Sergipe. Nossa meta é organizarmos e incentivarmos os fotógrafos do estado oferecendo as mais diversas atividades na área da fotografia, como cursos, palestras, oficinas, exposições, excursões, debates, encontros, dentre outros.



Sobre a história e as belezas turísticas da cidade;

Aracaju, capital de Sergipe, é o menor estado do Brasil, no entanto possui atrações turísticas e belezas naturais que colocam a cidade como uma das mais belas do Nordeste. Não é à toa que a capital é conhecida por 'Pérola do Nordeste', pequena e preciosa como uma pérola. Conta-se que antigamente, na hoje conhecida Avenida Ivo do Prado, antes chamada Rua da Aurora, havia vários cajueiros onde pousavam costumeiramente papagaios e araras para comer e descansar. A partir daí, surge o nome Aracaju, que se origina da palavra arákaîu, da língua indígena tupi, que significa "cajueiro das araras" (ará, arara + akaîu, cajueiro). Fundada em 1855, a cidade de Aracaju surgiu a partir da necessidade da província em ter uma capital à beira mar para facilitar transporte de bens e comércio por esta via. E mesmo hoje, as praias de fato possuem grande importância para a cidade.

Atualmente Aracaju possui uma das mais belas e estruturadas orlas marítimas do litoral brasileiro. Com um projeto de urbanismo e jardinagem que engloba parques à beira mar, jardins, chafarizes, centros culturais, parques infantis, um Oceanário, a orla de Aracaju, que inclui a praia de Atalaia, tem se mantido como um belo cartão postal da cidade. Além deste, Aracaju possui a Passarela do Caranguejo, também na orla, fazendo referencia a um dos pratos típicos do Estado e o principal petisco da cidade, o Carangueijo, bem como peixes e frutos do mar. A cidade ainda possui no litoral sul as praias de Caueira, Praia do Saco, Praia dos Náufragos, Abaís, Aruana, Mosqueiro, Praia do Refúgio e a Praia do Robalo; já ao norte temos a Praia dos Artistas, Atalaia Nova, Pirambu e a Coroa do Meio. Sobre o rio Sergipe, podemos avistar também a ponte Construtor João Alves ou Ponte Aracaju - Barra dos Coqueiros, que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros (cidade construída na Ilha de Santa Luzia).

Já no mês de mês de junho a Capital sergipana respira forró por todos os lados, e vira um verdadeiro arraial tanto na Vila do forró, na Orla de Atalaia, como no conhecido Forró Caju, na praça dos mercados municipais no centro histórico da cidade.

Com diversos lugares de interação e passeio espalhados pela cidade, Aracaju conta com o Parque das Sementeiras, Parque da Cidade, Parque Teófilo Dantas, Parque dos Cajueiros e o Parque João Cleofas. Além disso, a cidade possui diversas edificações históricas tombadas, como a Catedral Metropolitana de Aracaju, o Centro Cultural de Aracaju, o Centro de Memória Lourival Baptista,  o Edifício Atalaia, o Edifício Estado de Sergipe, a Estação Ferroviária Leste Brasileiro, a Igreja de Santo Antônio, a Igreja do Salvador, o Memorial Zé Peixe, os Mercados Antônio Franco e Thales Ferraz, o Memorial da Bandeira, o Palácio Ignácio Barbosa, o Palácio Serigy, a Ponte do Imperador e o Terminal Rodoviário Luiz Garcia.

A capital sergipana também dispoe de diversos espaços que guardam sua história e sua cultura, como o Museu da Gente Sergipana, o Museu do Artesanato, o Museu de Rua e o Palácio Museu Olímpio Campos. Além de valorizar as artes cênicas, através de seus quatro teatros: o Teatro Tobias Barreto, o Teatro Atheneu, o Teatro Lourival Baptista e o Teatro Tiradentes. Além de Galerias de Arte como a Galeria Álvaro Santos, a Ludus Artis Galeria, a Galeria Horácio Hora, a Galeria J. Inácio, a ABT-Galeria de Arte, a Galeria Acauã e o Centro de Exposição.

Aracaju é uma cidade de clima agradável, muita cultura, diversas formas de artesanato, culinária riquísssima e muito mais. De fato, uma pérola do nordeste.

 

 

Copyright