Associação Fotográfica RioFotográfico

Data da fundação 11-agosto-2012 
Sede: Rio de Janeiro – RJ  
Site: www.riofotografico.com.br

DIRETORIA

Presidente: 
Roberto Gomes
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Diretor de Arte e Fotografia: 
Eduardo Garcia

Diretor de Comunicação: 
Gloria Aciolly

Diretor Financeiro e Administrativo: 
Silvia Fagnani

 

 

OBJETIVOS E FINALIDADES

A Associação Fotográfica RioFotográfico foi fundada em 11 de agosto de 2012, com o intuito de ser a formalização do fórum de discussão que já existia desde muito tempo, primeiramente com o nome Clube FotoRio e depois como RioFotográfico.

Este espaço virtual sempre congregou um grupo de fotógrafos profissionais e amadores, em torno de valores comuns: solidariedade e arte, no compartilhamento de conhecimento para evolução da arte fotográfica. Se nossos valores básicos estão calcados na solidariedade, nossa missão maior é possibilitar, a um numero cada vez maior de fotógrafos o ambiente para seu crescimento.

Com a fundação da Associação de mesmo nome, apenas formalizamos os objetivos e damos uma personalidade jurídica que vem a facilitar a divulgação da arte fotográfica. Continuamos sendo um grupo de amigos, sempre aberto a novas adesões, que vê com bons olhos as iniciativas de cada membro na promoção da livre troca de ideias e conhecimentos.

Nosso fotoclube reúne fotógrafos experientes e iniciantes na maior gama possível de variantes e abrangências do ideal de fotografar: paisagens, longas exposições, aves, esportes, moda, eventos, fotojornalismo, macro fotografia, panorâmicas e etc.

Nossa marca foi e é o acolhimento às demandas - sempre com respeito no convívio e absoluta preservação de direitos autorais.

 

A CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro foi fundada por Estácio de Sá em 1º de março de 1565. Rica em belezas naturais, com suas belas praias e contrafortes montanhosos é reconhecida como uma das mais belas cidades do mundo sendo, por isto, denominada de "Cidade Maravilhosa". Possuindo uma extensa área verde formando a segunda maior floresta urbana do mundo, o Parque Estadual da Pedra Branca (situado na zona oeste da cidade) e possuindo a terceira maior área verde urbana do Brasil, a do "Parque Nacional da Floresta da Tijuca" a cidade, por sua diversidade, torna-se indescritível cenário para magníficas fotografias. Acrescente-se a variedade étnica e os costumes de seu povo, além da grande riqueza cultural e histórica que encantam e seduzem a todos que a visitam.

Em 1763, o Marquês de Pombal transferiu a sede da Colônia da cidade de Salvador para o Rio de Janeiro, devido a sua importância como porto de exportação das riquezas oriundas das Minas Gerais. De 1808 até 1815, se tornou a Capital do Reino Unido de Portugal e dos Algarves e daí, até 1821, passou a ser a Capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, com a elevação do Brasil a parte do Reino Unido. A partir de 1822, até 1889, foi a Capital do Império, permanecendo como Capital da República até 1960, quando aconteceu a transferência da Capital para Brasília. A partir de 1960, a Cidade do Rio de Janeiro passou a ser uma Cidade Estado, com o nome de Estado da Guanabara. Quando, em 1975 o estado da Guanabara foi fundido com o antigo Estado do Rio de Janeiro, a cidade passou a ser a Capital do Estado.

O Fotoclube RioFotográfico sente orgulho de ter sido criado nesta Cidade que irá abrigar a Jornada Mundial da Juventude, neste ano, a Copa das Confederações da FIFA, em 2013, a Copa do Mundo de Futebol, em 2014 em ainda, os Jogos Olímpicos de 2016. Uma Cidade cheia de grandes oportunidades para os fotógrafos que aqui desembarcam.

Copyright