Foto Clube Urussanga

Data fundação: 17/julho/2013

 

Diretoria

Presidente: Luiz Antônio Neves Marques - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  - (48) 3465 4155 e 99912 1200

Secretária : Fabíola Alves Batista - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  - (48) 3437 1665 e 99978 0465

Tesoureira : Jaira Meneghel

Diretor Cultural : Antônio Cesar de Medeiros Pereira

Diretor de Eventos : Henry Goulart

Conselho Fiscal : Adroaldo Luís Apolinário

Conselho Fiscal: Augusto Damiani Zanelato

Conselho Fiscal: Rosemar De Nez


 

Foto Clube Urussanga


Fundado em 13 de Maio de 2002 nas dependências do Centro Cultural do Parque Municipal Ado Cassetari Vieira de Urussanga por meio de uma iniciativa da Assossiação Bellunesi nel Mondo Famiglia di Urussanga sob o título de Associação Urussanguense de Fotografia, escolhido por meio de votação, sendo posteriormente definido como nome fantasia Foto Clube Urussanga. Estiveram presentes no ato de fundação diversos fotógrafos amadores da cidade de Urussanga, que discutiram neste primeiro momento o formato da nova associação que surgia, sendo já definida como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de integrar a comunidade, resgatar e preservar o acervo fotográfico e incentivar novos participantes.
A primeira diretoria eleita por votação no mesmo dia da fundação foi composta por: Presidente - Suele Tibes da Silva; Secretário – Valci Benincá, Tesoureiro – Renato Bez Fontana; Diretor Cultural – Antônio Carlos Reis Couto; Diretor de Eventos - Mauro Felippe; Conselho Deliberativo – Adolfo Contessi, Luiz Antônio Neves Marques e Orlando Coelho. A Posse se deu no dia 23 de Maio do mesmo ano, tendo como testemunhas, além de lideranças locais, lideranças e integrantes da comitiva oriunda da cidade irmã de Urussanga, Longarone (Beluno-Itália).
A primeira atividade desempenhada pelo Foto Clube, foi o Concurso Fotográfico para a IX Festa do Vinho daquele mesmo ano, realizada no mês de agosto. De lá para cá, iniciaram-se as “Giornatas Fotográficas” durante as principais festividades da cidade de Urussanga, respectivamente Ritorno alle Origini e Festa do Vinho.
Desde 2013, o Foto Clube , além de conduzir suas atividades já tradicionais, vem buscando renovar suas atividades, incrementando sua participação junto ao público de diversas maneiras, entre elas a “Camminata Fotografica”, onde define-se um local e um caminho, geralmente de localidades e lugares de Urussanga com relevância histórica e cultural, sendo que logo após são promovidas exposições com os registros fotográficos feitos pelos participantes.
No ano de 2013, sob nova diretoria o Foto Clube Urussanga, obteve Certidão de Personalidade Jurídica e também o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ, e, em 2016, foi aprovada na Câmara de Vereadores de Urussanga a lei nº 2.783, de 18 de novembro de 2016, que estabelece e o reconhece como entidade de Utilidade Pública, neste sentido sempre objetiva-se portanto uma participação aberta a todos e um retorno à sociedade por meio de atividades que colaborem para a difusão da arte e técnica fotográfica, bem como a construção cultural de nossa sociedade.

 


 

URUSSANGA - SC
“Capital Catarinense do Bom Vinho!”

Em 26 de maio de 1878, chegaram em Urussanga as primeiras famílias de imigrantes italianos, provenientes do norte da Itália. Estes eram, na grande maioria, Vênetos, os quais, juntamente com outros italianos da Lombardia, Friuli-Venezia Giulia e Trentino Alto Adige, formaram o maior e principal centro receptor e distribuidor de imigrantes italianos no sul de Santa Catarina até meados da última década do século passado.
Com o início da exploração do carvão fóssil, Urussanga começou a diversificar a sua economia, acelerando o seu desenvolvimento sócio-econômico, que teve o seu auge nas décadas de 1940 a 1960. Além da agropecuária e do carvão, Urussanga produzia, também, vinhos finos, derivados de suínos e muitos outros produtos, que eram consumidos nos grandes centros como Rio e São Paulo.
Hoje, verifica-se uma economia bastante diversificada e, inclusive, a comunidade tem demonstrado, cada vez mais, consciência da importância da preservação das suas origens étnico-tradicionais, contribuindo significativamente com as manifestações culturais promovidas pelas inúmeras Associações ítalo-brasileiras no Município.
Situada na região sul de Santa Catarina, zona fisiográfica de Laguna, e distante 190 km de Florianópolis – Capital do Estado. Urussanga situa-se na confluência do Rio Urussanga e dos Americanos, sendo também banhada pelo Rio Maior, Rio Salto e Rio Caeté, apresentando uma vegetação do tipo cerrado, com presença ainda de árvores nativas. O município possui, atualmente, uma superfície de 237.1 km2 e sua população é de 20.826 habitantes, assim distribuída.
Urussanga possui uma grande diversificação de atrações Culturais. Dentre elas destacamos o acervo arquitetônico, paisagístico, dialetos, gastronomia, folclore, canções, usos e costumes – muito bem demonstrados nos períodos de realização das Festas do Vinho , Ritorno Alle Origini e Vindima Goethe.
A característica mais marcante do Município é, sem dúvida alguma, a sua Identidade Cultural Italiana, manifestada diariamente pelo seu povo acolhedor e, eventualmente, pelas tradicionais festas típicas, muito atraentes, devido ao rico folclore, a deliciosa gastronomia e usos e costumes.

Copyright