Artigo: Coleção Pirelli/Masp de Fotografia: uma prática museológica modernista em um museu de arte no Brasil

Studium

 

O projeto colecionista do Masp foi levado a cabo por um conselho deliberativo formado inicialmente por: Boris Kossoy, Fábio Magalhães, Mario Cohen, Pedro Vasquez, Piero Sierra, Rubens Fernandes Junior, Thomaz Farkas e Zé de Boni. A coordenação do projeto coube a Anna Carboncini e no que tange ao plano de aquisição, conforme descreve Ricardo Mendes, as escolhas eram feitas pelos conselheiros a partir dos materiais apresentados pelos autores ou detentores dos direitos autorais, sem que houvesse cessão de originais ou direitos, sendo o único custo o da reprodução para a exibição e salvaguarda (MENDES, 2004, p. 5).

            Em sua primeira edição, a Coleção Pirelli/Masp de Fotografia reuniu as produções de: Claudia Andujar, Maureen Bisilliat, Orlando Brito, Mario Cravo Neto, J. R. Duran, Claudio Edinger, Luiz Carlos Felizardo, Walter Firmo, Luis Humberto, Juca Martins, Cristiano Mascaro, Miro, Arnaldo Pappalardo, Antonio Saggese, Sebastião Salgado, Marcos Santilli, Otto Stupakoff e Bob Wolfenson. Depois de expostas na mostra, as imagens seguiram para a coleção institucional que integra o acervo do Masp, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1969. E assim foi feito a cada edição realizada.

Continue lendo Clique aqui

Copyright