IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo

 16 quinta a 19 domingo de junho 2016

 

Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 [metrô brigadeiro]. São Paulo – SP

 

Entrada franca

 

 

Com o tema A Fotografia como Pensamento, a quarta edição do evento visa propor uma reflexão sobre o conceito de arquivo num momento de diluição do protagonismo do autor. Realizado a cada três anos no Itaú Cultural, o IV Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo consolidou-se, ao longo dos anos, como um dos mais importantes espaços de reflexão e difusão da fotografia que se faz na e sobre a América Latina.

 

Nesta edição é proposta, ainda, a figura do fotógrafo, não mais somente como observador crítico do mundo que o rodeia, mas também como aquele que coloca em crise seu próprio meio e questiona os fundamentos herdados das práticas fotográficas tradicionais.

 

Como participar

Entrada franca. Os ingressos são distribuídos 30 minutos antes do início de cada atividade na bilheteria do instituto. Lotação247 lugares
Obs. Somente as atividades 
Workshops e Leituras de Portfólio estão com as vagas preenchidas. As demais atividades não requerem inscrições antecipadas.

 

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA DO IV FÓRUM [de 16 quinta a 19 domingo de junho]

mais informações sobre o IV Fórum na página http://www.itaucultural.org.br/programe-se/agenda/evento/iv-forum-latino-americano-de-fotografia-de-sao-paulo/

 

16 junho, quinta-feira

18h30

MESA | DO ATO FOTOGRÁFICO AOS BRINQUEDOS FILOSÓFICOS: A IMAGEM COMO PENSAMENTO

com Itala Schmeltz e Ticio Escobar

Mediação: Fredi Casco

- Pensadores da imagem se reúnem para debater a fotografia além do ato fotográfico, em um mundo no qual não somente pela palavra é possível articular hipóteses e filosofar.

 

sala itaú cultural – 247 lugares –ingressos distribuídos 30 minutos antes do início da atividade - [duração aproximada 90 minutos]

 

mini-bios dos convidados

Ítala Schmeltz - Graduada em filosofia, é curadora, crítica de arte e diretora do Centro da Imagem do México. Foi curadora do Pavilhão Mexicano na 55a Bienal de Veneza (2013). Escreveu ensaios para diversas revistas e publicações de arte.

 

Tício Escobar - Crítico de arte e curador, foi ministro da Cultura do Paraguai entre 2008 e 2012. Autor de diversos livros sobre a arte paraguaia e a argentina, recebeu, em 2011, o prêmio da Associação Internacional de Críticos de Arte por sua contribuição no campo da crítica internacional.

 

16 junho, quinta-feira

20h30

ENTREVISTA | Adam Broomberg e Oliver Chanarin

entrevistados por Claudia Jaguaribe

sala itaú cultural – 247 lugares – ingressos distribuídos 30 min antes do início da atividade - [duração aproximada 60 minutos]

 

mini-bios dos convidados

Broomberg e ChanarinArtistas radicados no Reino Unido. Vencedores dos prêmios Deutsche Börse, em 2013, e Infinity Award, do The International Center of Photography (ICP), em 2014, são autores dos fotolivros The Holy Bible e Chicago. Seus trabalhos podem ser encontrados nas principais coleções e galerias mundiais de arte, incluindo Tate, em Londres (Inglaterra), Museu de Arte Moderna de Nova York – MoMA (Estados Unidos) e Musée de l’Elysée, em Lausanne (Suíça).

 

Claudia Jaguaribe: Formada em história da arte, artes plásticas e fotografia, recebeu o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia (2010) e tem 11 livros publicados. Suas obras podem ser encontradas em importantes coleções de acervos institucionais, como os de Inhotim (MG), Museu de Arte Moderna de SP, Museu de Arte de SP Maison Européenne de la Photographie (Paris), Instituto Italo-Latino Americano (Roma), além de coleções particulares. Em 2013, fundou  – com Iatã Cannabrava e Claudi Carreras – a Editora Madalena.

 

 

17 junho, sexta-feira

17h

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DE PUBLICAÇÕES DE FOTOGRAFIAS COM AUTORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS PARTICIPANTES DO IV FÓRUM

- Estarão presentes Adam BroombergAndré PenteadoAnna KahnElla A.Cássio Vasconcelos, Ella A.; Gilvan BarretoLuis Weinstein, Mariana Tassinari, Marcelo Brodsky,Mariana Tassinari; Nair Benedisto, Oliver Chanarin, Rosângela Rennó e Tiago Santana
Espaço da Livraria (piso 3) - [duração aproximada 90 minutos]

 

 

17 junho, sexta-feira

18h30

MESA | A REVANCHE DO ARQUIVO FOTOGRÁFICO

com Joerg BaderMayra Mendoza e Rosângela Rennó

mediação Claudi Carreras

- De como as vanguardas artísticas abriram espaço para que a fotografia de arquivo – relegada às sombras de depósitos de museus e instituições – brilhasse na luz dos principais salões de arte.

 

sala itaú cultural – 247 lugares – ingressos distribuídos 30 min antes do início da atividade - [duração aproximada 90 minutos]

 

mini-bios dos convidados

Joerg Bader - Crítico de arte e curador, é diretor do Centre de la Photographie Genève e fundador da trienal 50 Jours pour la Photographie à Genève (50JPG) e da editora Éditions Centre de la Photographie Genève. Tem textos publicados nas revistas Art Press (Paris) e Kunstforum International (Colônia) e no jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung (Frankfurt). Como artista, realizou exposições individuais em Paris, Antuérpia, Zurique, Genebra, Turim e São Paulo, entre outras cidades.

 

Mayra Mendoza Avilés - Pesquisadora e curadora mexicana, é subdiretora da Fototeca Nacional do Instituto Nacional de Antropologia e História (MEX). É coautora dos livros Hugo Brehme y la Revolución Mexicana e Imágenes de Cámara: Identificación y Preservación.

 

Rosângela Rennó - Artista intermídia e fotógrafa, é doutora em artes pela ECA/USP. Realizou exposições individuais na Appel Foundation (Amsterdã), no Museum of Contemporary Art (Los Angeles), no Prefix Institute Contemporary Art (Toronto), no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), na Fondation Cartier (Paris) e na Photographers’ Gallery (Londres).

 

Claudi Carreras - Curador e editor independente. Pesquisador de fotografia formado em Belas Artes pela Universidade de Barcelona, doutorando em Arte e Cultura de Mídias. Em 2007 publicou o libro Conversas com fotógrafos Mexicanos pela editora Gustavo Gili, de Barcelona. É autor da série Autorretrato de América Latina, publicada em 2006 e 2007 na revista do jornal La Vanguardia, de Barcelona. Desde o começo de 2012 reside em Brasil coordenando e dirigindo novos projetos do Estúdio Madalena, São Paulo.

 

 

17 junho, sexta-feira

20h30

ENTREVISTA | JOÃO PINA

entrevistado por Luis Weinstein

sala itaú cultural – 247 lugares – ingressos distribuídos 30 min antes do início da atividade - [duração aproximada 60 minutos]

 

mini-bios dos convidados

João Pina - Nascido em Lisboa, é fotógrafo. Formado em fotojornalismo e fotografia documental pelo International Center of Photography (ICP), em Nova York (Estados Unidos), tem trabalhos publicados nos jornais The New York Times e El País e nas revistas The New YorkerTime Magazine e Newsweek. Em 2011, recebeu o prêmio Leão de Ouro, do Festival de Publicidade de Cannes.

 

Luis Weisntein - Jornalista, fotógrafo independente e editor da revista de fotografia "Sueño de la Razón". É presidente da Fundación Cultural SudFotográfica e gestor Cultural da área fotográfica, tendo desenvolvido importantes projetos expositivos e editoriais, como os festivais FotoAmérica 2008 e FiFV ( Valparaíso) entre 2009 e 2014, assim como grandes exposições itinerantes ( H. Cartier-Bresson; Robert Capa; Sergio Larrain; Robert Frank. Como autor, realizou diversas exposições individuais como e publicações.

 

 

18 junho sábado

17h

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DE PUBLICAÇÕES DE FOTOGRAFIAS COM AUTORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Estarão presentes Adam Broomberg e Oliver ChanarinCássio VasconcellosMarcelo Brodsky; Nair Benedicto e Rosângela Rennó;

Espaço da Livraria (piso 3) - [duração aproximada 90 minutos]

 

 

18 junho sábado

18h30

ENTREVISTA | Iatã CannabravaPablo Corral e Wendy Watriss

entrevistados por Carlos Carvalho

sala itaú cultural – 247 lugares – ingressos distribuídos 30 min antes do início da atividade - [duração aproximada 90 minutos]

 

mini-bios dos convidados

Elda Harington - Nascida e criada em Buenos Aires, é fotógrafa, curadora e professora. Formada em direito, se envolveu com a fotografia na década de 1980. Atua há 28 anos como diretora da Escuela Argentina de Fotografía (EAF) e como presidente da Fundación Luz Austral (FLA), organização sem fins lucrativos fundada em 1999 para propagar a fotografia argentina no país e no mundo.

 

Iatã Cannabrava - Fotógrafo, curador e agitador cultural, atualmente desenvolve trabalhos documentais com a paisagem urbana das cidades, especificamente das periferias das grandes metrópoles, no seu ensaio Uma Outra Cidade. Participou de mais de 40 exposições, foi ganhador dos prêmios P/B da Quadrienal de Fotografia de São Paulo em 1985; do concurso Marc Ferrez da Funarte em 1987; e de dois prêmios da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo em 1996 e 2006. Tem dois livros publicados: Casas Paulistas (2000) e Uma Outra Cidade (2009).  É coordenador do Festival Internacional de Fotografia de Paraty – Paraty em Foco e coordenador do Fórum Latino- Americano de Fotografia de São Paulo.

 

Wendy Watriss - Fotógrafa, escritora, curadora e cofundadora da FotoFest - Houston, organização internacional de arte e educação. Atua como diretora artística e curadora sênior na instituição desde 1991, tendo desenvolvido mais de cem exposições. Foi premiada entre 1970 e 1991 pela atuação em fotojornalismo e documentário.

 

Carlos Carvalhotem uma carreira marcada pelo fotojornalismo, com trabalhos realizados para diversas revistas e jornais no Brasil, como Folha de S. Paulo e O Globo. É colunista do site LensCulture e atua como coordenador-geral do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre há 10 anos.

 

 

18 junho sábado

20h30

MESA | DE DRONES, NINJAS E SERES DE LUZ

com Kamikia KisedjePedro Neves Marques e Rafael Vilela

mediação Fredi Casco e Iatã Cannabrava

- Ativistas dos novos meios de comunicar e poetas das formas futuras de arte provocam e lançam algumas orientações sobre a representação no século XXI.

 

sala itaú cultural – 247 lugares – ingressos distribuídos 30 min antes do início da atividade - [duração aproximada 60 minutos]

 

mini-bios dos convidados

Kamikia Kisedje - Cineasta nascido na aldeia do povo Kisedje, na Terra Indígena Wawi, no Leste Xingu (MT), é coordenador da AIK Produções, produtora de vídeo da aldeia Ngôjhwêrê, ligada à Associação Indígena Kisedje. Desde 2000 documenta eventos, manifestações e mobilizações indígenas.

 

Pedro Neves Marques Pedro Neves Marques - (Lisboa, Portugal) é artista e escritor. É o editor da antologia de textos sobre antropofagia e antropologia no Brasil The Forest and the School / Where to Sit at the Dinner Table? (2014) e do livro de ficção O Processo de Integração (2012). Foi um dos editores convidados do e-flux JournalSupercommunity para a 65ª Bienal de Veneza (2015). Entre outros, expôs em e-flux (com Mariana Silva, Nova Iorque), Sculpture Center (Nova Iorque), 12ª

 

Rafael Vilela Rafael Vilela -Fotógrafo e fundador do Mídia NINJA - Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação. Integrante do Fora do Eixo, é um dos articuladores na criação de uma rede internacional de fotojornalismo. Em 2011, teve sua série de retratos “Cabeças-de-Pipa” premiada no concurso Px3 – Prix de La Photographie Paris. Em 2014 teve três fotografias selecionadas para o Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM – SP. Em 2015 impulsiona como articulador a fundação da rede “Jornalistas Livres” responsável pelo maior financiamento coletivo do jornalismo brasileiro, arrecadando 145 mil reais a partir de doações do público.

 

 

19 junho domingo [encerramento]

10h

MESA | CONSPIRAÇÕES À LUZ DO DIA: A FOTOGRAFIA COMO POLÍTICA

- Debate sobre a construção de redes e o avanço da fotografia no continente latino-americano

com os participantes dos Grupos de Trabalho da Rede Latino-Americana de Produtores Culturais

 

sala itaú cultural – 247 lugares – ingressos distribuídos 30 minutos antes do início da atividade - [duração aproximada 180 minutos]

 

LIVRARIA

Durante o transcorrer do evento o público pode conferir diferentes títulos relacionados à fotografia. Serão disponibilizadas publicações do Estúdio Madalena e de outras editoras nacionais e internacionais.

Local: Foyer da Sala Vermelha (piso 2)

 

EXPOSIÇÃO: Além das atividades presenciais do IV Fórum, o Itaú Cultural abre o seu espaço também para a Mostra Coletiva ARQUIVO EX MÁQUINA: ARQUIVO E IDENTIDADE NA AMÉRICA LATINA, no período de 16 de junho a 07 de agosto. Mais informações sobre a Mostra no site http://www.itaucultural.org.br/

 

 

Copyright