II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil é prorrogado até o dia 27 de abril no MuMa

O sucesso da segunda edição do Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil levou a coordenação da exposição e o Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMa), no Portão, estender um pouco mais a exibição da mostra na cidade. Portanto, quem ainda não conferiu, tem até o dia 27 de abril para visitar o MuMa e conhecer os trabalhos fotográficos de dez artistas lusitanos que discutem a temática da memória e do arquivo.

Os trabalhos exploram visualidades ligadas a arquivos, diários e álbuns registrados pelas lentes dos fotógrafos portugueses representantes de diferentes gerações: José Pedro Cortes, Inês d’Orey, André Príncipe, Ana Viotti, Daniel Antunes Pinheiro, Maria Leonardo Cabrita, Francisca Veiga, Diogo Simões, Miguel Godinho e Frederico Malaca. E para o período de prorrogação, o II Ciclo da Fotografia apresenta ainda duas palestras com o pesquisador português Nélio Conceição, investigador do Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa.

As palestras "Walter Benjamin e o exercício da memória" e "A resistência da matéria – imaginação e intimidade em fotografia" acontecem no auditório do Portão Cultural, nos dias 16 e 17 de abril às 20h, e representam na programação do evento um momento de aprofundamento conceitual sobre a fotografia. Também no dia 17, às 19h, haverá o lançamento do catálogo do II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil, com distribuição do material gráfico.

II Ciclo será levado para São Paulo e Rio de Janeiro

O Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil ampliou os espaços expositivos (e geográficos) para a segunda edição do evento, em 2014. Após ser encerrado em Curitiba, no dia 27 de abril, o II Ciclo da Fotografia será levado também para o Rio de Janeiro e São Paulo. A exposição entrará em cartaz no dia 09 de maio no GLOC - Espaço Global de Cultura, em Águas da Prata, em São Paulo, e no dia 30 de maio na Escola de Artes Visuais Parque Lage, no Rio de Janeiro.

O II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil recebe financiamento da Direção Geral das Artes (DGArtes), do Governo de Portugal e da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), além de apoio do Instituto Camões.

Serviço:

II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil
Onde: Museu Municipal de Arte de Curitiba – MuMa ( Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão)
Quando: até dia 27 de abril de 2014; das 10h às 20h
Entrada gratuita
www.ciclodafotografia.comwww.facebook.com/ciclodafotografia

Agenda
Palestras com Nélio Conceição

"Walter Benjamin e o exercício da memória"
Quando: 16 de abril, às 20h
Onde: Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão)
Entrada: gratuita

"A resistência da matéria – imaginação e intimidade em fotografia"
Quando: 17 de abril, às 20h
Onde: Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão)
Entrada: gratuita

Lançamento do Catálogo do II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil
Quando: 17 de abril, às 19h
Onde: Museu Municipal de Arte de Curitiba – MuMa ( Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão).
Entrada: gratuita

Copyright