3ª Semana da Fotografia de Sorocaba

Acontece até dia 10 de maio (sábado) a 3ª Semana da Fotografia de Sorocaba. O evento promovido pelo Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Olho Vivo Núcleo de Fotografia de Sorocaba é totalmente gratuito e, além de uma oficina e um debate sobre fotojornalismo, contará com quatro palestras sobre diferentes temas. Para participar é necessário preencher antecipadamente um formulário no site www.grupoimagem.org.br.

Todas as atividades do evento ocorrem na sede do Sindicato dos Metalúrgicos que fica na rua Julio Hanser, 140, Jardim Faculdade. A partir de amanhã até sexta, os encontros começam sempre às 19h30. No sábado, das 9h às 12h, uma oficina sobre a técnica light paint encerra a programação.

"Este ano a Semana da Fotografia de Sorocaba traz uma programação bastante eclética. A nossa ideia é que este evento contemple os interesses dos fotógrafos de Sorocaba e região, não apenas para que eles tenham mais reconhecimento em sua atividade, mas para que também possam exercer melhor a sua profissão", afirma Edeson de Souza, presidente do Grupo Imagem e um dos organizadores do evento.
A abertura do evento acontece hoje com palestra do fotógrafo e coordenador do curso de Fotografia do Ceunsp, Edson Cortez. Na ocasião, o profissional vai abordar aspectos sobre o planejamento de carreira para fotógrafos e debater a hiperconcorrência do mercado fotográfico.

Amanhã, o fotógrafo e biólogo Vinícius Fonseca faz palestra sobre fotografia de viagens e natureza. O profissional já realizou trabalho para grandes instituições de pesquisa e conservação como Projeto Tamar, Zoológico de São Paulo e outras, assim como fotos publicadas em revistas como National Geographic.

A Semana da Fotografia prossegue na quarta-feira com um debate sobre fotojornalismo. A atividade, mediada pelo jornalista e fotógrafo Fernando Negrão Duarte, contará com a participação dos fotojornalistas Paulo Ochandio, Teylor Soares e Erick Pinheiro (jornal Cruzeiro do Sul).

Quinta-feira a moda será tema da palestra de Luciane Panisson. Professora universitária de Design de Moda e Fotografia há mais de dez anos, Luciane atua como produtora de moda e fotógrafa e é proprietária de um estúdio fotográfico em Salto.
Na sexta-feira, a fotografia fine art será apresentada por Carlos Luis Marien. O palestrante que há mais de 15 anos trabalha com design gráfico e fotografia vai mostrar como preparar arquivos digitais para a impressão de detalhes técnicos da impressão fine art. Marien também vai abordar detalhes sobre o conceito de fine art bem como alguns números sobre o mercado deste segmento.

A série de atividades da 3ª Semana da Fotografia de Sorocaba termina no sábado, com oficina ministrada por integrantes do grupo Olho Vivo sobre a técnica fotográfica de light paint, a partir das 9h. Para participar na prática é necessário levar câmera fotográfica DSLR, tripé e controle remoto para disparo da câmera.

Também como parte da programação da Semana da Fotografia, a Fundec recebe a partir de hoje a exposição coletiva A oração do fotógrafo. A mostra, com tema livre, reúne fotografias feitas por integrantes do Grupo Imagem e do Olho Vivo e pode ser vista até o dia 23. A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro. A Semana da Fotografia tem apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, da Foto Matrix e Fundec.

Copyright